terça-feira, 23 de outubro de 2012

MODA, ÉTICA & POLÍTICA - inspiração nos índios guarani-kaiowá

A ideia deste blog, o nome já diz, é um momento de futilidade, um tempo para refrescar a cabeça e tal, mas há fatos que urgem ser comentados publicamente. Falarei de um problema grave do Brasil e colocarei a moda no assunto.

Índia guarani-kaiowá
 Aos visitantes estrangeiros, vai uma explicação histórica. Em linhas gerais, há mais de 500 anos, colonizadores (leiam-se invasores) europeus (notadamente portugueses) chegaram à terra que hoje se chama Brasil e dizimaram vários índios que moravam aqui, impuseram sua cultura e sua religião, roubaram suas terras, estupraram mulheres e escravizaram os índios. Sobreviveram alguns índios, alguns dos quais mantiveram sua cultura até hoje e que vivem em reservas destinadas a eles.

Índios brasileiros
A situação desses índios que vivem em reservas é bastante complicada, posto que muitos fazendeiros são interessados nas terras e não têm o mínimo escrúpulo, chegando a contratar pistoleiros para matar e torturar os índios.

Recentemente, índios guarani-kaiwoá assinaram uma carta em que pediam à "Justiça" Brasileira que os matassem (50 homens, 50 mulheres e 70 crianças) e cavassem uma grande cova coletiva onde estão os corpos dos seus antepassados, dada a situação de impunidade e desesperança diante do que tem acontecido com eles: suas terras originais no Mato Grosso do Sul foram tomadas, são vítimas constantes dos pistoleiros e a "Justiça" quer agora despachá-los do atual local em que estão. Leia a carta neste link.

E onde entra a Moda nessa história?
Embora muita gente não a veja assim, tenho encarado a Moda com arte e, como tal, ela pode servir a outros propósitos além dos estéticos. A Moda pode sim ser usada como uma forma de protesto, e não apenas para ficar "bonitinha", "antenada", "moderninha".

Pensando nisso, lanço esta inspiração para seus looks desta semana: a moda inspirada nos índios como forma de atrair mais atenção para este assunto. Vale qualquer coisa, saia com estampa étnica, camiseta com algo escrito sobre o tema, acessórios indígenas, etc.

Não necessariamente precisa sair por aí com o cocar, ok? : )
O étnico está em alta e é uma das "diretrizes" da moda atual. Sensacional este vestido com franjas douradas (leia posts sobre franjas 1 e 2).
Blusa linda com telinha (você pode conseguir quase o mesmo efeito colocando uma blusa furadinha por baixo de uma normal). Braceletes duplos. Aqui, ar de guerreiro indígena.

Make inspirada nos índios. Lembro que o Halloween vem aí...
Saia étnica, blusa com franjas - elementos trendies que você pode usar em n ocasiões!
Amei o colar e a pulseira dourados, imitando penas.
Acessórios da marca Lool

Um espetáculo este colar!

Colar com sementes toda brasileira tem, né? Hora de usar!


Ação, meninas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário está sujeito a aprovação.