segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Moda, política & religião - as mulheres de véu do Lookbook

A maioria dos visitantes deste blog certamente é de mulheres vaidosas, que adoram vestir-se bem, maquiar-se, comprar sapatos, ir ao salão, estou errada? E vocês talvez pensem que boa parte da beleza feminina está nos cabelos, de forma que não pensam em raspá-los nem usar véus para escondê-los.




Hoje fui surpreendida pela quantidade de mulheres que usam véus no Lookbook.nu. Usam porque é nova tendência mundial? Não! Usam como tradição milenar mesclada a roupas ocidentais. Apesar da globalização transformar quase todo mundo na mesma coisa, "jeans e Coca-cola", algumas regiões do planeta conseguem manter suas peculiaridades e misturá-las ao rolo compressor do fast fashion.


No Ocidente, em geral, costumamos ter uma visão estereotipada do islamismo e, em particular, da forma como as mulheres são tratadas nele. Temos a impressão de que elas são proibidas de ter vaidades, que devem esconder seus  rostos e cabelos em submissão ao homem.


Nem todas as facções islâmicas são rigorosas a ponto de exigir burca (véu que cobre todo o corpo, inclusive o rosto). Há diferentes interpretações do Alcorão, como há da Bíblia, cada grupo entende o que lhe convém. P.S.: não sou islâmica, católica, nem coisa alguma.

A burca
Outro modelo de burca, esta do Afeganistão
Este post, como vocês perceberam, não é uma reflexão profunda sobre o islamismo e suas vestimentas, deixo apenas estas fotos como quase uma poesia de um mundo rico em diferenças. O véu, ao contrário de esconder a beleza, sugere mistérios e não castra o desejo. Fica o recado para quem se veste sempre como "piriguete": esconda mais seu corpo, mostrar tudo não desperta a curiosidade; é perfeitamente possível ser feminina sem ter que mostrar atéeeee o colo do útero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário está sujeito a aprovação.