domingo, 24 de fevereiro de 2013

Estilo "mocinha indie"

Hallo, hallo, wie geht´s? Tenho que voltar a estudar alemão. Projeto para 2014. Sim, e aí, como estão? Estava muito a fim de fazer este post, tive que segurar as pontas até que passasse minha prova. Vamos ao assunto...

"Estilo mocinha indie", vou ter de definir, porque inventei esse termo. Certamente alguma outra pessoa no mundo deve ter pensado a mesma coisa (até com a ideia do avião aconteceu assim, por que não com uma expressão boba dessa?!), mas let´s see o que eu quis dizer com isso...

Clarice Falcão, a mocinha indie brasileira. Cantora e atriz, entre otras cosas más.
A palavra indie, que obviamente não fui eu quem criei (custa nada avisar..), veio da abreviação de "independent" e é usada, de forma principal, em música, para bandas consideradas "independentes", que não têm uma grande gravadora por trás e tal. Nasceu o "indie rock", que tem uma forte pegada retrô, mas que costuma mesclar com o que houver de mais moderno. Às vezes, inspiram-se em elementos musicais folclóricos de diversos povos, dando um caráter ao mesmo tempo universal, contemporâneo e retrô. Em outras palavras, são músicas da cena alternativa, no entanto "alternativo" engloba muitas tribos diferentes (emos, punks, regueiros, indies, nerds, etc.).


Zooey Deschanel, a melhor definição para o estilo mocinha indie. Vocalista da dupla "She & him" e atriz (um dos seus filmes foi "500 dias com ela").

Muitas vezes, ao tentar associar-se Moda ao indie, logo se pensa em hipsters e boho chic, mas essas não são as únicas possibilidadesa de "vestir o indie". O estilo "mocinha indie" é, por excelência, retrô, recatado (elas não usam muitos decotes nem roupas muito curtas... são recatadas, rola um quê londrino, sabe?), feminino (mas sem apelar tanto para flores... não é ladylike) e tem um ar de seriedade (isso do quê londrino, quê vovó também... mas não que as mocinhas indie sejam sérias...). Considero o "mocinha indie" o equivalente feminino ao estilo "british boy" (mais sobre isso, em algum post futuro).

Mais uma cantora indie que segue o estilo: Sophie Madeleine. Dona de uma voz bem bonita, com músicas doces ao som de ukulelê.
GET THE STYLE!
Que peças têm a cara do estilo mocinha indie?



Não quero limitar as possibilidades, há muito mais peças do que vou citar. Direi o que é mais comum de encontrar no guarda-roupa delas e que podem inspirar você...

1. GOLA LAÇO
    A golas-laço caem como uma luva no ideal mocinha indie: são retrô, românticas, femininas e sérias concomitantemente. Estiveram em alta no ano passado e não saturaram, o que dá carta branca para você usá-las à vontade! Quem quiser ver mais looks sobre gola laço, é só ir ao meu post sobre o tema.


2. VESTIDOS COM MANGAS COM SAIA SOLTA E MARCADOS NA CINTURA
     Voltem lá ao início do post. O que Clarice Falcão estava usando? Yep, vestidinho com mangas. As estampas são sóbrias, têm cara de estampa de vestido de vovó (vovó tradicional, diga-se...). Podem não ser estampados e, muitas vezes, trazem outros elementos retrô, como a já citada gola laço, babados e outros.

No filme "500 dias com ela".

Exceto pelo colar com spikes (não são característicos de "mocinhas indie") e pelo mix de pulseiras, este é um look a cara do estilo e fácil fácil de copiar.
3. CINTURA ALTA
    Em saias, shorts, biquínis, whatever, elas sempre vão optar por cintura alta. Hoje é muito comum cintura alta, as mulheres viram nisso uma forma fashion de diminuir a barriga e aumentar o bumbum, efeitos normalmente conseguidos. Então, para dar um ar mais caracteristicamente "mocinha indie", compre shorts cintura alta, que são pouco usados pelo mainstream.


4. MEIAS PRETAS
   Sexta-feira vi uma moça usando um vestido de caveiras com meias pretas, ficou muito bonito! Pena que aqui em Fortaleza é muito quente para usar meias. Enfim, para quem estiver em um lugar com temperaturas razoavelmente frias, use e abuse de meias, mas com cuidado para não ficar cafona. São peças estilosas, mas que devem ser usadas com moderação.

Fica lindo, não? Short + meias pretas é o que há. Lembram que falei que "mocinhas indie" são, de certa forma, recatadas? Pois é, quando elas estão com um short curto, não deixam as pernas à mostra, combinando quase sempre com meias pretas.

5. SAPATILHAS
    Para quem já se perguntava que sapatos usar, respondo que nenhum outro é mais patognomônico que sapatilhas.

Estas luvas estão meio over, concordam? E aqui está outro vestido com mangas e soltinho na saia para comprovar o que eu havia dito. : )
6. POLKA DOTS
   Existe estampa mais retrô que bolinhas? (quem não lembrou agora a música "era um biquíni de bolinha amarelinho tão pequeninho..."?)

De quebra, quem está aqui? Uma gola laço mega estilizada...


Clarice Falcão também investe em poá.
7. LAÇOS
    Em tiaras, em cintos, não importa. Ah! Aproveitem porque laços é uma das promessas de microtrend (pô, é promessa e ainda é de micro...) para 2013. Estiveram bem presentes nos últimos desfiles europeus de 2012 e, sabe como é, as trends demoram para pegar...

Com frio? O outwear "mocinha indie jeito de ser" (que breguice foi essa minha?) é o cardigã.

8. BABADOS
    Não são babados anywhere, muito menos everywhere. São discretos, pequenos e principalmente em blusas com tecido fino.


9. GOLA PETER PAN
   Está parecendo o "estilo cute"? Há alguns pontos em comum, mas o "mocinha indie" tem um ar mais sério do que ele, não costuma usar estampas fofas (sorvete, cupcake, carrinhos...) nem tantos elementos do mundo infantil.




10. FRANJA (nos cabelos)
      Vocês já devem ter reparado que Sophie Madeleine, Clarice Falcão e Zooey Deschanel têm em comum a velha franjinha. É um risco. Nem sempre o cabelereiro consegue deixar do jeito que a gente quer, então temos que passar meses esperando a tal da franjinha crescer, uma desgraça. Boa sorte para quem vai tentar. Dica: peça para o cabelereiro cortar a franja com seus cabelos secos, assim você vai ter uma ideia melhor do tamanho que vai ficar. Outra: deixe as laterais da franja mais compridas que a região central. Última coisa: fique de olho no que ele está fazendo, qualquer coisa não tema, peça para parar. ; )



Para ouvir:
Thieves, She & Him (a dupla da Zooey Deschanel)
Take your love with me, Sophie Madeleine
Macaé, Clarice Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário está sujeito a aprovação.