sábado, 16 de março de 2013

Tendências para 2013 - parte II

Olá, olá! Como estão? Chegamos à metade do mês. Março tem sido bom para mim, e para vocês (rimou... ah...)? Continuo o post sobre tendências para este ano (vejam a primeira parte neste link). É muita coisa! Acompanhem...

9. GÓTICO
    Quando se pensa em estilo gótico, muitas de nós imaginam roupas pretas, um visual vampiresco como um todo, mas não precisa ser assim. Isso é uma releitura do verdadeiro goticismo, porque fomos treinados a ver a Idade Média como "era das trevas", era das bruxas, era de medos e superstições em geral. 

Dolce & Gabbana


Nem só de preto vive o gótico. Lembram-se das lindas catedrais construídas no período? Elas também têm servido de inspiração, assim como imagens bizantinas, vitrais, etc. A atraente mistura entre culturas ocidentais clássicas com oriente resulta nessa beleza misteriosa bizantina. Dolce & Gabbana foi uma das marcas que mais explorou a ideia em seus últimos desfiles.

Imagens e cores amareladas que lembram imagens bizantinas (obs.: o Império Bizantino pega o final da Idade Antiga com parte da Idade Média) com elementos propriamente góticos (preto, crucifixos...) e ares de realeza (esta moda de coroa pega?) tornam o estilo desta coleção da Dolce & Gabanna ímpar.
Esta coleção gótica veio como continuidade à trend barroca mostrada no desfile passado da marca, já que mantém o mesmo nível de suntuosidade, detalhes, pedrarias e até pares de antagônicas como santidade-pecado (onde? vejam que, ao mesmo tempo que essas roupas têm imagens de santos, elas têm sensualidade de sobra, usando hotpants, bastante vermelho, etc.).
Parte dessa trend "gótica", temos a estampa de cruzes (já citada no post anterior e com um post só pra ela), os crucifixos que as blogueiras de Moda tanto vêm usando e a estampa de vitrais.

Aqui está a "cathedral print" (veja outros looks com ela).
Para quem estava sentindo falta de looks mais "vampirescos", dou a boa notícia de que eles também estarão na Moda. À esquerda, modelos do McQueen (o do meio é tudo de lindo, concordam?). À direita, Versace - é, até marcas mais tradicionais aderiram
Para quem achavam inconciliável um vestido gown (esses que parecem bolos gigantes de aniversário) com o gótico, aí está um modelito recente e esplêndido de Reem Acra. Debutantes e formandas metidas ao lado negro da força, get inspired!
 Relembro que a Moda, nos últimos tempos, tem incorporado bastante estilos de subculturas (vide spikes, listras, estampa camuflada e outros), chegando agora a vez do gótico. Não precisa você bancar "a chiquitita do inferno" (expressão roubada do PC Siqueira, em alusão às garotas meio emo que vestem meias pretas 3/4, saia xadrez, blusa preta), tenham muito cuidado com looks caricatos, usem o gótico com elegância e moderação, ok?


10. BDSM, SADOMASOQUISMO
      BDSM é uma sigla para "Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo".  Bondage é um fetiche relacionado a amarrar. Sadismo, em linhas bem gerais, é o prazer em causar sofrimento, físico ou mental a alguém, enquanto o masoquista tem prazer em ter esse sofrimento (ser humilhado, subjulgado, amarrado, ser escravo/objeto sexual e por aí vai).

Quem diria, Jason Wu, um dos estilistas favoritos da primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, inspirou-se em BDSM para uma das suas últimas coleções. O couro (usem sintético!), os cintos, as luvas e o preto deixam a mulher com esse ar de domme (mulher dominadora, poderosa,sádica, a grande fantasia sexual de homens masoquistas).
Corrente no pescoço, ziper, salto com bico fino e luvas fazem a domme do estilista Michael Kors.
       Hei de convir que muito da modinha atual sadomasoquista se deve ao livro "50 tons de cinza". Sem querer ser muito chata, mas já sendo, aconselho que os interessados no tema leiam autores renomados e realmente entedidos no assunto, como Marquês de Sade.
     
À esquerda, vestido Paco Rabanne. À direita, McQueen. Percebam que, em parte, as gladiadoras, tão na Moda hoje, não têm feito muita alusão aos gladiadores, mas à indumentária bdsm.
Jason Wu ataca outra vez. *-*
11. NEW PREPPY
      Preppy é o estilo colegial. Algumas pessoas preferem chamar de old school, porque são as antigas escolas, especialmente britânicas, que se vestiam de uma forma mais tradicional, com colete, sainha, meias, gola laço... Para 2013, o preppy é renovado, ganhando novas cores e acessórios. É uma trend, sem dúvida, adorável, mas usem com moderação, cuidado novamente como o look "chiquitita".


Anna Sui. O que era sério ficou superdivertido com cores, estampas, novas texturas e até meia com brilho. Um detalhe charmosíssimo e que promete ser copiado pra caramba é gravata de metal ou gravata-colar.
Anna Sui arrasou nos looks old school repaginados!
Olympia le Tan apostou em tons mais sóbrios como o cinza, mas com pontos descontraídos, como o clutch e o lenço em laço lilás (magnífico!).

Louis Vuitton brincou com meias em poá e tamanhos oversized.

12. MOD 
      Mod é uma abreviatura para modernismo e faz referência a uma subcultura surgida em Londres, com pessoas adictas (wow!) em tendências de moda, estilos musicais e tudo o mais que fosse novidade. Tiveram forte expressão nos anos 60. Dêem uma olhada nas imagens para pegar o feeling do estilo, que é algo moderno e quase brega (às vezes brega mesmo...).

Como vêem, não é uma trend bonitinha, mas é interessante culturalmente...
Se você não gostou muito do estilo das roupas mod, aposte em acessórios. Esta é uma bolsa Kate Spade da sua coleção de primavera 2013.
O modelo à esquerda é de gosto duvidoso (a maioria das peças mod são!). À direita,
Para quem pensava que o color block havia morrido, entra em cena o curvy color block, que mistura as cores em formas curvas. Isso faz parte do mod style.
  O que realmente parece que vai colar são as estampas chamativas mod, inclusive a trend de listras veio daqui.

13. Capas, ponchos, mantos...
      Pessoal, vamos usar o bom senso. Se você morar em um lugar muito quente, não adianta querer pegar modinha de outono e inverno. Esta trend de capa, manto, sobretudo longos vai, portanto, especialmente para quem vai enfrentar baixas temperaturas.

Capa é uma tendência que vai precisar de muito tempo para ser absorvida... Não é todo mundo que tem coragem de bancar o Batman por aí.

À esquerda, Dolce & Gabbana. À direita, poncho Marchesa.
À esquerda, Valentino.
A blogueira Thássia Naves já aderiu!
Gente, ainda faltam trends para comentar. Continuo em outros posts. Grande abraço e um ótimo fim-de-semana para vocês.

Veja também:
Trends 2013 - parte I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário está sujeito a aprovação.