domingo, 17 de novembro de 2013

Atividade física alternativa

Oi, oi! Desculpem-me que eu tenha postado com pouca frequência, mas neste final de ano estou com a cabeça a mil com algumas outras atividades. O assunto de hoje versará sobre um tema útil a todas àquelas pessoas que detestam academia/musculação e que sabem, no entanto, da necessidade de fazer atividade física regular, seja por saúde, seja por beleza. Seguem algumas sugestões de alternativas para quem quer, além de trabalhar o corpo, concentrar a mente de outra forma, criar habilidades, etc.

1. TECIDO ACROBÁTICO


Infelizmente, esta é uma modalidade difícil de ser encontrada no Brasil, mesmo nas capitais. Aqui em Fortaleza, ainda não encontrei (quem souber, por favor, avisar!).

As origens do tecido acrobático se perdem no tempo. Alguns dizem que começou na China, uns na França, outros na Índia (uma derivação dos movimentos com corda), nos cabarets de Berlim. Enfim, não se sabe ao certo, mas é uma prática linda e, apesar de aparentar dificuldade, dá para, aos poucos, conquistar-se autoconfiança e progredir nas posturas.

Não tente em casa sozinha, ok? O tecido tem que ser apropriado e suportar pelo menos 4x o seu peso, e no início é fundamental a presença de um professor.

2. POLE DANCE
    Bem mais popularizada que o tecido, a pole é fácil de encontrar em várias cidades brasileiras. Muita gente desiste antes de tentar, acha que está fora de forma, entre outros pretextos, mas tentem, que devagar e sempre se consegue progredir e fazer coisas antes consideradas impossíveis. Há movimentos básicos que são fáceis de se pegar. Em menos de um mês, você já vai encontrar-se fazendo muitos deles.


A dança foi inicialmente popularizada por strippers, mas hoje há várias "versões", algumas das quais fogem do contexto erótico, como o pole fitness e o pole art.

3. YOGA
    Antes de tudo, é preciso avisar que o objeto "final" do yoga não é um corpo bonito e saudável, mas o que em sânscrito se conhece por samádhi (o mesmo que nirvana, iluminação). Há várias modalidades, e algumas delas nem trazem os ásanas, que são as posturas. Caso você queira trabalhar o corpo, opte por tipos mais "puxados", que derivem do Hatha Yoga - alguns exemplos são o Ashtanga Vinyasa Yoga, Iyengar Yoga, entre outros.


4. ARTES MARCIAIS
    Há quem pense que elas caem melhor em homens, mas que tal experimentar? Aqui também há incontáveis opções, das mais leves, como tai chi chuan, às mais "pesadas" [como sumô... brincadeira : ) ].
Vou citar algumas: capoeira, kung fu, boxe, karatê, Krav Maga, Muay Thai (super em moda nas academias, para perder peso), jiu jitsu. Aqui entra também uma que adoro, embora nunca tenha feito, o esgrima.



5. ARCO E FECHA
   Para quem quer trabalhar principalmente braços e concentração, arqueria se mostra uma ótima escolha. A modalidade também é conhecida como "tiro com arco". Mais informações, dêem uma olhada no Wikipedia. : )


6. DANÇA DE SALÃO
    Salsa, samba de gafieira, soltinho (forma brasileira de se dançar rock, músicas dos anos 60, etc.), west coast swing, zouk, tango (tango, seu lindo!), bachata, forró pé-de-serra... Dançar é maravilhoso!



7. DANÇA DO VENTRE
    Quem não quiser dançar com um par, há várias opções para se dançar sozinha, como a já citada pole dance e outras - jazz, sapateado, dança flamenca e a clássica dança do ventre. Meninas, deixem de maluquice que não, não aumenta a barriga. Isso é lenda. Vocês vêem mulheres com barriguinhas à mostra simplesmente por causa do figurino. Elas já deveriam ter barriga proeminente antes, a diferença é que, com a dança, deixaram de escondê-la.


8. CICLISMO
    Como espero que todas já tenham parado para refletir, a mobilidade urbana não pode basear-se mais somente no carro. Cada vez mais, urge a criação de ciclovias. Bicicleta, além de fazer bem para você, é um veículo limpo que não enfrentará engarrafamentos.


9. PARKOUR
    Resumindo a definição do Wikipedia (é, estou bem cara de pau neste post): "parkour é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza, desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto, pode ser praticado em áreas rurais e urbanas."




Infelizmente esse esporte não é muito difundido no Brasil, de forma que ainda é difícil encontrar locais para se aprender. Vejo uns vídeos de parkour e penso o quão ninja você se torna. Fantástico.

10. RAPEL
      Não precisa começar já em cenários espetaculares. Alguns grupos têm aquelas plataformas mais básicas para se treinar antes de ir para o ambiente natural.


Outros
 esqui, snowboard, canoagem, patinação no gelo, ginástica olímpica, hóquei, surfe, tirolesa...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário está sujeito a aprovação.