segunda-feira, 24 de março de 2014

10 dicas para ficar bem em fotos

Olá, meninas! Este tema é bem amplo, mas selecionei algumas dicas básicas sobre o tema. Ficar bem na foto não exatamente só ficar bonita, a foto inteira tem que estar boa, portanto este post inclui também posicionamentos sobre fotografia em geral - nada muito pretensioso, dêem um desconto, tá?

A modelo é Uschi Obermaier, alemã, ligada a um movimento político de esquerda no passado (Kommune 1)  considerada ícone sexual da geração de 1968. Há um filme interessante sobre a história dela: Das wilde Leben. 

Às dicas!

1. TODO CUIDADO COM FLASH É POUCO

Olhem o que pode acontecer
Ninguém achou que a celebridade acima realmente saiu de casa desse jeito, né? Esse efeito panda só se torna visível com o flash, que refletiu o iluminador. Tá, agora vou destilar todo meu ódio contra os flashes, haha. Se você não tiver equipamentos profissionais, flashes com difusores e etc., evite-o ao máximo, principalmente se estiver maquiada e for branquinha. Há algumas substâncias presentes em make que costumam associar a uma maior reflexão, como filtro solar e dióxido de titânio - há quem negue e quase toda make tem alguma porcentagem desse último.

A base aparecerá mais clara no flash, mesmo que você tenha escolhido a cor certa para seu tom de pele.
Às vezes mesmo sem esses componentes citados, a base ainda aparecerá mais clara nas fotos. Portanto, fuja de fotos com flash, opte sempre pela iluminação ambiente. Em locais escuros, procure fontes luminosas do local e compre uma máquina fotográfica que tire boas fotos sem flash em locais pouco iluminados (há muitas semiprofissionais com essa tecnologia).


2. POSTURA, POSES, ÂNGULOS, ENQUADRAMENTOS


Aqui vale a pena testar antes no espelho ou em fotografias-teste em quais posições você fica mais bonita. A net está cheia de inspirações para poses, então vamos fugir do clichê de fotozinha com mão na cintura? Mão na cintura funciona bem para disfarçar as gordurinhas do braço e acinturar, mas é sempre bom variar, concordam?


Quando a câmera fica na sua altura, não haverá distorção de tamanho. Fotos em que o fotógrafo está mais alto ou mais baixo que você apresentarão ilusões em que você aparecerá menor ou maior, respectivamente. Há meninas que só querem fotos de baixo pra cima (para ficarem maiores e as pernas parecerem mais grossas), isso é um problema, porque correm o risco de aparentarem mais gordas, além de outras distorções.

Certifiquem-se de que nada importante será cortado ou que não seja cortado de uma forma que "esculhambe" a foto. Sabe quando fica faltando um braço, um pé? Tomem cuidado também para não ficarem tortas nem com os ombros pra frente (encolhida).


3. TRANSMITA ALGO

Esse algo não precisa ser o que você está verdadeiramente sentindo no momento. Aprenda a manipular seus estados mentais de forma que favoreça esteticamente a fotografia. Se transmitir alguma emoção interessante, melhor. No mundo de modelos, eles chamam essa capacidade de mudar de estado de trigger (gatilho).


Expressões faciais blasés podem ser uma alternativa, mas ficar sempre assim não é bom. Você não quer todas suas fotos do mesmo jeito, né? Descubra-se, teste.

Pense coisas boas quando precisar sorrir, o que você está pensando influencia muito sua aparência. Tenha um arsenal de imagens mentais para se inspirar.


4. Não olhe diretamente para as lentes

Isso não significa que você tenha de tirar todas suas fotos olhando para o lado, com olhar oblíquo de Capitu. Esta dica é que, mesmo olhando pra frente, não foque nas lentes do fotógrafo, olhe além. Vou ser sincera, ainda não testei isso, peguei esse truque de um blog sobre fotografia... :)




5. COMPOSIÇÃO DA FOTO

Preste atenção nos outros elementos da fotografia, além de você, que é o tema principal. Cheque luz, cenário (evite cenários confusos, aqui "o menos é mais"), faça ajustes, tire o que não for necessário. Faça com que os elementos da foto tenham algum "diálogo" entre si.

Na foto acima, qual a necessidade dessa cadeira da direita? Em vez dela, a modelo poderia estar um pouco mais deslocada para direita, deixando mais "espaço negativo" à esquerda, o que é interessante para fugir um pouco do básico em que o motivo principal está quase sempre no centro.

6. OBSERVE SUAS FOTOS FAVORITAS

Muitas vezes é difícil sabermos por que gostamos de uma foto, isso faz parte da magia do processo. No entanto, dê uma olhada nas fotos em que você aparece mais bonita e tente descobrir alguns porquês - será bastante útil no autoconhecimento estético.

Resolvi pagar um pouco de mico e mostrar uma foto minha de que gostei. Creio que uma das coisas que me fazem gostar de uma foto minha é quando ela mostra algo que seja parecido realmente comigo, e não uma situação forçada. E vocês, quando gostam de uma foto de si mesmas?

7. RELAXE, SUAVIZE

Mesmo em expressões sérias, evite contrair demais o rosto. Nos sorrisos, também suavize. Fotos costumam maximizar o que sentimentos, então sejamos um pouco econômicas na hora de manifestar emoções. Pode ser uma questão de milímetros para uma expressão ficar boa ou ruim - uma sobrancelha um pouco menos levantada, um sorriso menos aberto, o olhar deslocado só uns milímetros a mais ou a menos, um "bico" menos chamativo, etc.



8. TEMAS

Fazer um ensaio dentro de uma temática é muito mais interessante do que meras fotos de estúdio/locações externas aleatórias. São muitas opções, as revistas de Moda estão cheias de editoriais bacanas que servem de inspiração.

Retrô

9. Posicione-se corretamente em relação à luz

Não há limites, mas para tirar uma foto facilmente boa, o mais normal é se posicionar com o rosto na frente da fonte luminosa. Cuidado se ela for intensa demais, para seus olhos não ficarem meio fechados e enrugados. Há muitas sombras no seu rosto, e o efeito foi indesejável? Tente mudar de posição até encontrar o melhor lugar.

Se, por infortúnio, você quer porque quer ser fotografada com uma paisagem x ao fundo, mas a luz não está favorecendo, o jeito é apelar para o flash, que já comentamos... :S


Dizem que é bom olhar para uma fonte luminosa, para deixar os olhos luminosos (além das pupilas dilatadas, as quais são tidas como "mais sedutoras") e prevenir "olhos vermelhos" na fotografia.


10. Em fotos de grupo, fique longe das mais magras (se você estiver acima do peso) e das mais bonitas (haha)

Meninas, esta dica foi besta, mas eu precisava completar as dez. :) Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário está sujeito a aprovação.